top of page

Estágio

O meu estágio decorreu em um espaço maker, que se encontra no município de Gondomar. Iniciou-se a 8 de março de 2022 e deu-se por terminado a 1 de julho de 2022, com a duração de 8 horas por dia, de segunda a sexta.  Durante o estágio, fizemos diversos projetos que poderá encontrar logo abaixo. 

Micro:Bit

Robôs e programação

Logo no 1º dia de estágio, estivemos a fazer com que o leitor conseguisse mostrar os dados que o Micro:Bit apresenta, como pode verificar no vídeo a baixo.

Na escola primária, montamos o Micro Maqueen, programamo-lo e mostramos às crianças, que transmitiram emoção e curiosidade.

LegoEdu

Programado pelas crianças da escola primária.

Também montamos o MakeBlock, mas não o utilizamos pois não conseguimos funcionar com o site dele. 

Reutilizar e desmontar

Tudo acaba por se estragar um dia, mas não é por isso que devemos deitar fora! Podemos reutilizar as pessoas ou até mesmo os sensores que se encontram no interior de cada objeto. E foi exatamente isso que fizemos!

No 1º vídeo estamos a desmontar um estendal para aproveitar as varas paras outros projetos.

No 2º vídeo desmontamos uma máquina de sumos para poder aproveitar as peças e os sensores e cabos. 

Como os professores nos pediram ajuda, não poderíamos recusar, então também fizemos um arco íris com borboletas a sair de uma árvore, a pedido da professora do 4º ano.

Também ajudamos a completar o mapa "Viagem de Circum Navegação" de Fernão Magalhães, que se encontrava à frente da porta da biblioteca.

Utilizamos folhas pintadas pelas crianças com as cores do agrupamento: azul, verde, preto e amarelo. Todas as folhas tinham diferentes texturas. 

Projeto: CIJ Makers

A Câmara Municipal de Gondomar, ofereceu 1 mochila a cada escola primária do agrupamento. Essa mochila, continha diversos robôs, como a Bee Bot, o Mind Bot, o Micro Maqueen, o Mouse e o Botley. Como era algo novo para os professores, eles não sabiam como os utilizar, então nós, estagiários, fomos a todas as escolas, em dias diferentes para mostrar às crianças e aos professores como os robôs funcionam. 

Bee Bot

Mind Bot

Mouse 

Inclusive, o nosso projeto de estágio, foi realizado por causa das mochilas. Caso tenha curiosidade em saber como os robôs funcionam, basta aceder ao botão abaixo. Ele direcionará para o site criado por nós, onde explicamos como funcionar com cada um e damos algumas ideias para a utilização dos mesmos. Também tem no formato PDF. 

CanSat Júnior

O CanSat Júnior é um projeto educativo que desafia os alunos do 3º ciclo a construir um CanSat, ou seja, um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante. Para o fazer funcionar, eles tiveram que utilizar sensores, que são dados pelo projeto, e aprenderem a programar por blocos, para no fim lançarem o satélite de uma certa altitude. Este projeto veio por parte do professor encarregado do espaço maker, para com os alunos do 7º ano que se mostraram abertos a essa oportunidade. 

Construção da antena

Colagem dos cabos do paraquedas

CanSat experimental, após ser lançado

Construção da antena

Lançamento, pelos estagiários, do CanSat experimental feito por um dos grupos

Semana Aberta

No dia da semana aberta, na escola secundária onde se encontra o espaço maker, algumas turmas de diferentes idades, de uma escola pertencente ao agrupamento, foram visitar os diversos clubes. Os estagiários, decidiram realizar 3 guiões com 3 formas diferentes de programar o Micro: Maqueen. Cada guião tem em base as faixas etárias diferentes e com eles, as crianças puderam aprender a fazer programação por blocos

O 1º guião, “Segue a Linha”, foi baseado nas crianças mais novas que têm idades compreendidas entre os 8 e os 10, logo é mais detalhado e com várias imagens para as crianças entenderem bem o que tinham que fazer.

O 2º guião, “No Stop”, foi baseado nas crianças com idades entre os 11 e os 13, logo é detalhado, mas não tanto e o nível de dificuldade é um pouco mais elevado do que o 1º guião.

O 3º guião, “Controla o Maqueen com um comando”, foi baseado em crianças com idades entre os 14 e os 16. É o guião com o maior grau de dificuldade, apesar de também ser bastante detalhado.

Quadro ilustrado pelas estagiárias

Programação do Maqueen

Crianças a brincar com o Maqueen após a sua programação

Programação do Maqueen

Exponor

No dia 21 de Abril, os estagiários foram na parte da tarde, à Exponor divulgar o espaço maker em que estavam a estagiar, através do Clube Ciência Viva. Lá, apresentamos uma placa de aquecimento, que arranjamos. Mas essa placa, não era como as outras. Essa placa era especial e diferente, pois com ela dá para fazer sopa, por exemplo, e estar a fazer outras coisas ao mesmo tempo, porque a placa não ultrapassa uma certa temperatura, o que faz com que não verta.

Maqueen com a programação "No Stop"

Temperatura transmitida pela placa de aquecimento com a programação no Arduino

Bancada do Clube Ciência Vida na Exponor

Preparação para apresentar a placa 

Estagiários 

Micro Maqueen, estação de soldadura e solda, lança aviões feito pelos estagiários em 15min

Circuitos elétricos

Fizemos alguns circuitos elétricos com diferentes graus de dificuldade, utilizando fio de cobre, uma pilha, cabos e uma lâmpada com casquilho. O objetivo desses circuitos elétricos é fazer com que as crianças consigam passar um dos fios de cobre pelo outro sem se tocarem. Caso os fios de cobre se toquem, a lâmpada acende e eles perdem.

Horta sustentável

No 1º dia de estágio, foi nos apresentado a proposta de criarmos uma horta sustentável. Nós aceitamos a proposta e fizemo-la em ponto pequeno. Ao início teríamos que a fazer no jardim, mas como levaria bastante tempo, acabamos por fazê-la em um terrário, utilizando sensores de chuva e humidade, com a ajuda do Microbit e do Arduíno. Os sensores estão programados para dizerem quando tem muita ou pouca água, assim poderemos regar os feijões no tempo certo.

Sensor de humidade + Arduíno + motherboard + sensor LCD i 2C

Sensor de chuva + Arduino 

bottom of page